Lojinha

Conheça a Lojinha

Projetos Missionários

Após a vinda da Irmã Ana da Glória da Missão na África em setembro de 2021, a Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, passou a apoiar projetos missionários lá mesmo na diocese de Pemba em Moçambique. Pois, devido a guerra que assola aquele país desde 2016, a situação dos povos nativos agrava cada vez mais tornando a população insegura, vulnerável e com grandes dificuldades, porque tem que fugir das suas habitações e muitas vezes morrem nas estradas e matas. O número de deslocados (refugiados) já está na ordem de 800 mil pessoas.

Justificativa:

Moçambique é o sexto país mais pobre do mundo; Taxa de analfabetismo de adultos é de 45%, mas o número de mulheres que não sabem ler nem escrever é duas vezes superior ao dos homens. O analfabetismo é mais prevalente nas áreas rurais; 40% dos moçambicanos não têm documento de identidade; A AIDS é um dos maiores problemas de saúde pública do país. Cerca de 11,3% da população porta o vírus. O português é falado como primeira língua por apenas 17% da população.

 

Carisma das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas

“Assumir com ternura e vigor o cuidado da Mulher em situação de vulnerabilidade social”. Na esperança de espalhar amor e ajudar as mulheres moçambicanas encontrar dignidade em suas vidas. Por isso, optamos por colaborar com os Padres Missionários Saletinos de Nossa Senhora da Salette através do Projeto Auto Estima e Desenvolvimento Social e com as Irmãs Carmelitas Teresas de São José no Projeto Fratelli Tutti. Numa ação solidária junto com as Penitentes Recoletinas Leigas, grupo: Ação Missionária- África, parentes e amigos das Irmãs.

 

Projeto Auto Estima e desenvolvimento social

Objetivo: valorizar a missão da mulher e trabalhar a auto estima de mulheres e meninas deslocadas da guerra.

Através da entrega de kits com objetos básicos para mulheres e costura de roupas para as menina e crianças deslocadas. (É difícil encontrar roupas prontas para as crianças a um preço acessível).

Projeto Fratelli Tutti

Reflorestamento de uma área da missão de Silva Macua com envolvimento da comunidade, dando prioridade às mulheres mães cabeça de família, jovens mães solteiras, mulheres grávidas com recursos escassos, deslocadas da guerra ou não. Segundo a Irmã Núbia, o viveiro é aberto a todas as pessoas que precisarem de algum tipo de apoio em bens como como material de higiene, material escolar ou comida.

Objetivo: Contribuir de forma concreta e eficaz na proteção e cuidado da nossa casa comum, a terra.